América do NorteDicas e artigos

Conheça mais do México e algumas de suas regiões

O México e suas belas praias

Quer conhecer o México? Comece a se planejar entendendo algumas das regiões do país.

 

Cidade do México

Museu Mecca

Pense em algo, e é bem provável que a Cidade do México tenha um museu dedicado a ele: de arte contemporânea a coleções peculiares de instrumentos de tortura e brinquedos antigos. E, já que muitas exposições são gratuitas aos domingos, os entusiastas da arte não têm desculpa. A maioria das pessoas visita o Museu Nacional de Antropologia, no parque Chapultepec, ou a famosa casa azul de Frida Kahlo no boêmio Coyoacán – numa cidade com mais de cem museus, esse é só o começo.

Arquitetura para todos os gostos

Poucos outros lugares do Ocidente, se é que existem, podem se gabar de uma variedade arquitetônica tão grande, de arranha- -céus e palácios coloniais a ruínas pré-hispânicas. No Centro Histórico da Cidade do México, uma área de 34 quarteirões reúne mais de 1.500 ed­ifícios classificados como monumentos históricos e artísticos. Nos desco­lados bairros de Roma e Condesa, você pode ficar e jantar em mansões gran­diosas da era Porfiriato e em edifícios art déco bem preservados.

Foco na comida

A culinária regional do México alcança o auge na capital. Como se pode esperar de um caldeirão gastronômico como esse, há debate sobre onde você pode encontrar a melhor pozole (sopa) de estilo Guerrero ou o melhor mole (molho) de Oaxaca. A comida de rua é quase viciante, e, se quiser esbanjar, haverá uma variedade de res­taurantes gourmets que fazem suas versões de pratos tradicionais.

 

Península de Yucatán

Pirâmide Kukulcán, em Chichen Itza
Foto: © Akwinelvr/Budget Travel 

 

No azul

Centenas de quilômetros de costa no Mar do Caribe, atravessado pela segunda maior barreira de recifes do mundo, Yucatán atrai mergulhadores e praticantes de snorkel. A grande estrela é Banco Chinchorro, e o jardim submarino de esculturas perto de Cancún oferece experiências únicas.

Antiguidades maravilhosas

Dos sítios mundialmente famosos aos menores e tão valiosos quanto, Yucatán concentra pirâmides, plataformas e templos. Muitos deles são acessíveis e têm uma atmosfera propícia à reflexão que nem as excursões mais barulhentas podem atrapalhar.

Um dia na praia

Encontrar a praia certa para você é simplesmente questão de subir no ônibus (ou no barco). Da badalação de Cancún às isoladas praias da Costa Maia, a região de areia branquíssima e água do mar morna é imperdível.

 

Oaxaca

Mercado Benito Juarez, em Oaxaca
Foto: ©Mark Read/Lonely Planet 

 

 

Caldeirão cultural

O estado de Oaxaca reúne cultura em muitos sentidos: das cores vibrantes da arte e dos lindos edifícios coloniais da cidade de Oaxaca aos festivais únicos, ao artesanato e aos costumes dos zapotecas e outros povos. Tudo se resume a uma orgulhosa identidade regional.

Vida à beira-mar

Com 550km de praias de areia fina no Pacífico e lagoas repletas de vida selvagem, a costa de Oaxaca tem de tudo: o surfe emocionante em Puerto Escondido, as lindas paisagens de Zipolite e Mazunte e as atrações do discreto balneário de Bahías de Huatulco.

Arte e artesanato

A arte folclórica de Oaxaca é a mais rica do México, inspirada principalmente por sua grande população indígena. Garimpando as lojas e os mercados da cidade de Oaxaca e visitando as oficinas das vilas, você se impressionará com a criatividade colorida dos tecelões, ceramistas e escultores de madeira.

 

Barrancas del Cobre e Norte do México

Lindas paisagens

O norte tem uma grande variedade topográfica. Uma costa idílica, vastos desertos e cânions fantásticos com clima que varia de alpino a subtropical: tudo contribui para a riqueza da vida selvagem e propicia belas trilhas.

Culturas singulares

Essa região oferece muitos encontros com os índios. Os misteriosos tarahumaras habitam o Cânion de Cobre, e a costa do Pacífico é lar dos seris e de seus belos artesanatos. O estado de Chihuahua é o centro do maior grupo de mennonites, que produzem comidas deliciosas.

Museus

Explorar os museus dá uma real ideia da cultura do norte. Visite o museu de arte MUSAS de Hermosillo, ou os muitos museus de Chihuahua que refletem sobre o seu papel na história mexicana. Monterrey e Saltillo também têm museus imperdíveis sobre a indústria do aço, desertos e pássaros.

Este artigo foi publicado em Setembro de 2015 e foi atualizado em Setembro de 2015.

América do Norte

Destaques