América do NorteDicas e artigos

LP recomenda: as melhores viagens de carro dos EUA

O belo Castle Hill Lighthouse!

Sara Benson

Aperte os cintos: é hora de colocar o pé na estrada! Os nossos especialistas em viagens selecionaram as 5 melhores viagens de carro pelos Estados Unidos de 2014, dando a você razões novinhas em folha para revisitar cidades favoritas ou se aventurar por lugares menos turísticos, que aguardam para ser explorados. Dizem que o caminho já é metade da diversão, será que é verdade? Descubra por si mesmo nestas viagens rodoviárias que levarão você aos melhores destinos americanos do ano – e para lá deles. Todas essas viagens, e 47 outras, estão no guia premiado USA's Best Trips, da Lonely Planet, que teve a sua segunda edição publicada em março de 2014.

Costa da Nova Inglaterra

A vibrante cidade de Boston, na Costa Leste, foi uma das mais votadas por nossos especialistas em destinos em 2014. Neste verão, inclua essa famosa metrópole em uma viagem de carro clássica pela costa sul de New England – o estado americano de Nova Inglaterra. Trata-se de uma viagem de carro deliciosa, de menos de 400 km, partindo de Gloucester, em Massachusetts, para New Haven, em Connecticut. Você poderá provar de muitos frutos do mar fresquinhos e avistar a rica vida marinha por uma semana, visitando também museus marítimos e portos de barcos a vela. Em Newport, na Rhode Island, pare no pub gourmet White Horse Tavern, fundado por um pirata no século 17. Depois, desça pelo litoral até a cidade de Mystic, em Connecticut, e passe a noite no Steamboat Inn (steamboatinmystic.com) – da janela do seu quarto, você terá belas vistas do cais.

 

Tour pela Ivy League

Pelo que mais o estado de Nova Inglaterra é conhecido, além dos frutos do mar, das vilas pesqueiras e das lindas paisagens litorâneas? Pelos templos do conhecimento que compõem a chamada Ivy League, claro. Reserve o outono para fazer essa viagem, quando os campi históricos das universidades estão movimentados pela volta às aulas, e a folhagem das árvores exibe tons brilhantes dourado, laranja e vermelho. Logo ao lado de Boston, em Cambridge, Massachusetts, a Universidade de Harvard pode ser a mais conhecida das que fazem parte da Ivy League, mas também é fascinante passear pelos campi de YaleBrown e Dartmouth, todas dentro do raio dessa viagem de cerca de 500 km, passando por três estados. Na cidade colonial de Concord, ainda no estado de Massachusetts, faça a sua homenagem a grandes pensadores do século passado (os dois formados em Harvard, claro) nos museus Ralph Waldo Emerson Memorial House e Henry David Thoreau's Walden Pond, em um parque estadual lindamente arborizado. De volta a Cambridge, passe a noite na Irving House, pertinho do Harvard Yard. Pela manhã, junte-se aos acadêmicos no Cafe Pamplona, um café em estilo europeu, também vizinho da Harvard Square.

 
Harvard Yard: dá pra entender porque todo mundo quer estudar lá!

 

Gold Coast de Michigan

Talvez seja o destino de praia mais inusitado dos Estados Unidos, mas a verdade é que as praias do Lago Michigan têm sido frequentadas por famílias americanas desde o fim do século 19. Dunas que parecem infinitas, vinícolas, pomares e cidadezinhas cheias de pousadas margeiam o “dedinho” do que os habitantes locais chamam de “a luva” (veja um mapa do estado de Michigan: parece um pouco uma mão). Tente ir no fim do verão, quando o clima e a água do lago estão mais quentes, ou no início do outono, à época da colheita. Você percorrerá quase 500 milhas a partir do norte de New Buffalo, o point do surfe do Centro-Oeste até a Ilha de Mackinac, à qual se chega de balsa – uma viagem que é também nostálgica, como uma volta ao tempo. No caminho, pare em uma fazenda à beira da estrada para provar uma deliciosa torta de maçã ou uma cidra, para explorar um pouco o parque Sleeping Bear Dunes National Lakeshore e para tirar uma bela foto nos campos de tulipas e moinhos de vento, no mais puro estilo holandês, onde se pode tomar uma boa caneca da cerveja Dragon's Milk Stout, no New Holland Brewing Company Pub. Finalize a sua viagem pela Gold Coast (Costa Dourada) com uma doce noite de sono na pousada Cloghaun B&B, na Mackinac Island, uma casa do século 19 cercada por jardins de flores.

 
Sleeping Bear Dunes National Lakeshore

 

Quatro estados de uma vez

Las Vegas já não é apenas para apostadores e amantes da vida noturna. É a sua nova base para explorar os icônicos desertos e cânions do Sudoeste norte-americano. Dê uma olhada no Monument Valley, instantaneamente reconhecível pelos filmes de velho oeste de Hollywood. Depois, margeie o rio Colorado, ao pé do magnânimo Grand Canyon. As cidadezinhas de Flagstaff e Williams, na histórica Route 66, no estado do Arizona, são tão fascinantes quanto os arredores do penhasco Ancestral Puebloan, do parque nacional Mesa Verde, já no estado do Colorado. Experimente a boa vida na cidade de Santa Fe, no estado do Novo México, que é repleta de galerias de arte, hoteizinhos e restaurantes saborosos.

E se essas não forem razões suficientes para fazer essa viagem, pense no seguinte: de que outra forma você passaria por quatro estados – Colorado, Utah, Novo México e Arizona – de uma só vez? Seria necessária uma vida inteira para conhecer e entender a região de Four Corners (dos “Quatro Cantos” ou das “Quatro Esquinas”), mas levar 10 dias para completar uma viagem de quase 3 mil km, partindo de Las Vegas, já é um primeiro passo fantástico. Para uma experiência mais curta e igualmente bonita, visite as pontas sul e norte – South e North Rim – do Grand Canyon National Park, depois volte para Las Vegas passando pelo Bryce Canyon e o Zion National Park – uma viagem inesquecível de uma semana ou menos.

 
Monument Valley: lembra um pouco Marte, não?

 

Poderoso Missouri

Um dos destinos mais inesperados selecionados por nossos especialistas em 2014 é Kansas City, no Missouri. Mas, pensando bem, sempre é hora de comer um bom churrasco e ouvir um jazz vibrante e um ritmo blues bem descolado, certo? Para chegar a Kansas City, viaja-se também pela estrada histórica que margeia o Missouri, o rio mais longo da América do Norte. Você seguirá os passos dos exploradores Lewis e Clark, do início do século 19, que partiram para a sua travessia do continente da cidade de St. Louis, no Missouri. Começando no mesmo ponto, esta viagem épica cobre quase 2.250 km de território à beira do rio, ao longo do que já foi a fronteira dos Estados Unidos. É o momento de se esbaldar pelo Oeste Selvagem nos museus Pony Express National Museum e Jesse James Home Museum em St. Joseph, pertinho de Kansas City.Depois, cruze a divisa com o estado de Nebraska para ir até Omaha, onde os fãs de trens e marias-fumaças não podem perder o museu Union Pacific Railroad. Quando você chegar a Fort Buford, no estado de North Dakota, onde o chefe indígena Lakota e o curandeiro Sitting Bull derrotaram o exército americano em 1881, estará embasbacado pela quantidade de história americana encontrada ao longo do caminho, percorrendo as estradas ao longo do “Mighty Mo”, ou “Poderoso Missouri”.

 

 
Eads Bridge, St. Louis

 

Em busca de mais inspirações para viagens de carro? Encha o tanque e entre no Pinterest da Lonely Planet para ver outras quatro de nossas aventuras rodoviárias favoritas. 

Este artigo foi publicado em Agosto de 2014 e foi atualizado em Novembro de 2014.

América do Norte

Destaques