América CentralDicas e artigos

10 atrações de todos os tipos para conhecer a Costa Rica

Cachoeira de La Fortuna

Se há tempos você procura um paraíso tropical, respire fundo: acabou de encontrar. Um perfeito equilíbrio entre destino cheio de aventura e adrenalina com refúgio tropical, a Costa Rica é uma terra de vulcões adormecidos, praias isoladas e selva deslumbrante. A vegetação farfalha com a bagunça de grupos de macacos-pregos, as encostas ecoam com os gritos das araras e as árvores ao longo da trilha ficam sobrecarregadas com o peso do “prato do dia” – carambolas maduras. Pode parecer uma incrível fantasia tropical, mas é a Costa Rica. Saiba agora quais são as atrações imperdíveis do país.

 

San José

O coração da cultura e da identidade dos ticos é San José. Ainda que não seja a capital mais bonita da América Central, apresenta arquitetura colonial espanhola, graciosos prédios neoclássicos, bairros cheios de área verde, museus que abrigam jade e ouro pré -colombianos, baladas que vão até o amanhecer e alguns dos mais sofisticados restaurantes do país. A arte de rua adiciona inesperadas cor e voz populares à paisagem urbana da cidade.

 

Playa Conchal

Turistas de perto e longe se aglomeram nessa agradável praia de areias brancas, que ostenta alguns dos melhores mergulhos com snorkel do Pacífico. Ao caminhar pela praia durante o dia, você encontrará uma costa cada vez mais selvagem e irregular. À noite, verá um banho de luzes coloridas no céu, em um pôr do sol épico. Uma das praias mais idílicas da região.

 

Fontes termais perto de La Fortuna

Queda d'água em La Fortuna
©OGphoto/Getty Images

 

Ainda que o vulcão Arenal não expila lava, a atividade tectônica da região continua mantendo a água bem quente ao redor desse gigante adormecido. Perto de La Fortuna, há várias fontes termais, algumas delas gratuitas, basta perguntar onde ficam a qualquer morador; outras são mais luxuosas. Para começar, molhe os pés na romântica Eco‑Termales.

 

Montezuma

Se você quer conviver com neorrastas e fanáticos por ioga, ou fazer malabares com fogo, estudar espanhol ou deitar em praias de areia branca como açúcar, vá para Montezuma. Passeie por essa inebriante cidade de costa irregular, onde você nunca está longe do mar. Dali, o acesso é fácil até a famosa Reserva de Cabo Blanco e é possível fazer uma trilha tranquila até uma cachoeira de três quedas. E quando seu estômago começar a roncar, aproveite, pois a cidade abriga alguns dos melhores restaurantes do país.

 

Parque Nacional Corcovado

Vida selvagem no parque
©Jonathan Gregson/Lonely Planet

 

Lamacenta, úmida e intensa: visitar a vasta e intocada floresta tropical do Parque Nacional Corcovado é bem mais do que fazer uma trilha pelo parque. Aqui, viajantes com tempo livre e botas reforçadas vivem histórias inesquecíveis. É o melhor lugar do país para se observar a vida selvagem, com praias bem desertas ao longo de trilhas raramente usadas.

 

Rafting nas corredeiras do rio Pacuare

Tantos rios para tão pouco tempo... Mas um viciado em adrenalina pode facilmente cobrir em poucos dias, neste pequeno país, alguns quilômetros de rios que fazem o coração disparar. Para quem não tem o ímpeto de fazer todo esse trajeto, tente os rios Pacuare ou Sarapiquí. Trechos de águas calmas convidam os rafters a penetrar na exuberante selva em torno de rios estreitos.

 

Playa Sámara

Playa Samara com a maré baixa
©Jonathan Gregson/Lonely Planet

 

Esse reservado destino litorâneo parece ter tudo. Famílias com pequeninos a tiracolo deliram com essa praia perfeita e cidade tranquila, enquanto os hipsters se deliciam nos restaurantes, cafés e bares surpreendentemente sofisticados. Embora ele esteja no mapa, é impossível não sentir que este local é um segredo bem guardado.

 

Mal País

Na pequena e acidentada Mal País, cidade de surfistas, o mar é repleto de vida marinha selvagem e as ondas têm formato, cor e temperatura quase ideais. As colinas são exuberantes e o litoral, vasto – ambos pontilhados de elegantes hotéis. A estrada, que ainda é de terra, termina em uma autêntica aldeia de pescadores dos ticos, onde mesmo que você se sinta meio “náufrago”, ainda poderá saborear um jantar digno da realeza.

 

Parque Internacional La Amistad

Pronto para pegar pesado? Experimente visitar o parque “da amizade”, um enorme trecho de terra preservada, na divisa entre a Costa Rica e o Panamá. Completamente fora dos roteiros tradicionais, é aqui que viajantes mais aventureiros vêm para visitar aldeias indígenas nas montanhas e encontrar a solidão absoluta. Não é um passeio simples (geralmente são trilhas guiadas de muitos dias), mas a recompensa é tão grande quanto o próprio parque.

 

Parque Nacional Volcán Poás

Pôr do sol no Volcán Poás
©gdcall/Budget Travel

 

Apenas 37 quilômetros ao norte de Alajuela, por uma estrada sinuosa e com belas paisagens, fica o parque nacional mais movimentado da Costa Rica. E para quem quer olhar dentro de um vulcão ativo – sem a dificuldade de escalar – o parque é ideal. A peça central é, claro, o vulcão Poás (2.740 metros), cuja última erupção foi em 1953. O evento formou uma assustadora e enorme cratera, de 1,3 quilômetros de largura e trezentos metros de profundidade – que oferece a maravilhosa oportunidade de observar o borbulhante e fumegante caldeirão expelindo lama sulfurosa e água por centenas de metros no ar. Também há outras duas crateras, uma delas com um lago azul safira rodeado por uma floresta alta.

A cratera principal do Poás continua ativa em diferentes graus. Na verdade, o parque foi brevemente fechado em 1989, depois que uma rápida erupção mandou um jorro de cinzas vulcânicas a mais de um quilômetro pelos ares, e atividades menores fecharam o parque intermitentemente em 1995. Nos últimos anos, porém, o Poás não representa ameaça iminente, embora ainda seja monitorado de perto. Enquanto isso, a atração mais comum para os visitantes é o véu de nuvens que se forma ao redor da montanha, mais ou menos às 10h (inclusive na estação seca). Mesmo se o dia parecer limpo, chegue ao parque o mais cedo possível.

 

Esta matéria faz parte do novíssimo Descubra a Costa Rica, que chega às lojas em breve!

Este artigo foi publicado em Setembro de 2015 e foi atualizado em Setembro de 2015.

América Central

Destaques