Alemanha

Atrações em Alemanha

‹ Anterior

de 1

Próxima ›
  1. Muro de Berlim

    É uma ironia que a principal atração turística de Berlim não exista mais. Por 28 anos, o Muro de Berlim, o maior símbolo da Guerra Fria, dividiu não só a cidade, mas o mundo. Hoje, só 1,5 Km do muro ainda está de pé, como símbolo do triunfo da liberdade sobre a opressão. As duas metades da cidade se fundiram visualmente com tal perfeição que é preciso um olho treinado para distinguir os lados oriental e ocidental. Mas existe ajuda, na forma de uma dupla fileira de paralelepípedos ao longo de 5,7 quilômetros de trajeto do Muro.

  2. Portão de Brandemburgo

    Onde você estava quando o Muro de Berlim caiu? Para dezenas de milhares a resposta é “no Portão de Brandemburgo”. Quem seria capaz de esquecer a multidão alegre sentada em cima da odiada barreira, oferecendo champanhe e dando a mão aos guardas da fronteira? Entre vivas e champanhe, a Guerra Fria tinha terminado e uma nova era de esperança e liberdade começava. Desde o dia 9 de novembro de 1989, o símbolo da divisão passou a representar a reunificação alemã.

    Carl Gotthard Langhans se inspirou na Acrópole de Atenas para conceber esse arco do triunfo, inaugurado em 1971 para ser o portão real da cidade. Restaurado, ele é hoje pano de fundo para festas de passagem de ano, shows e megaeventos.

     

     

  3. Reichstag

    É provável que o Reichstag traga mais lembranças das aulas de História do 2° grau do que qualquer outro marco de Berlim. Esse grandioso edifício, projeto de Paul Wallot (1894), é onde o parlamento alemão, o Bundestag, legisla desde 1999. Foi inteiramente refeito pelo badalado arquiteto Iorde Norman Foster, que preservou apenas a “casca” e acrescentou uma impressionante cúpula de vidro, acessível por elevador.  Quase sempre há uma longa fila de espera para subir (elas são mais curtas no início da manhã e à noite), mas compensa, especialmente quando o tempo está bom. Admire a visão de 360 graus que se tem do terraço e, a seguir, pegue um audioguia gratuito e desça a passarela em espiral dentro da cúpula, enquanto ouve os comentários sobre o edifício, o Parlamento e os locais famosos de Berlim.