Alemanha

Bem-vindo à Alemanha

Bem-vindo à Alemanha

Paisagens encantadoras

Poucos países tiveram tanto impacto sobre o restante do mundo quanto a Alemanha, que nos deu a impressora, o automóvel, a aspirina e a tecnologia MP3. Ela é a terra natal de Martinho Lutero, Albert Einstein, Karl Marx, Goethe, Beethoven e dos Irmãos Grimm; e de outros nomes de peso que, cada um a seu modo, deixaram sua marca na história da humanidade. Conforme viaja pelo país, você se deparará muito com esses gênios, mas são as paisagens de conto de fadas que ficarão na sua memória. Há algo de artístico na maneira como as vistas vão se revelando diante dos olhos – das costas irregulares, margeadas por dunas, do norte às florestas misteriosas, passando por vales românticos e vastos vinhedos na espinha dorsal do centro do país, sem falar do esplendor dos Alpes nevados. Tudo isso é parte integrante dessa matriz natural de magia, que certamente dará muito trabalho à sua câmera fotográfica. Por mais divertido que seja acelerar os motores pela Autobahn alemã, vale a pena sair da rodovia e apreciar lenta e deliciosamente o cenário épico que cada quilômetro oferece.

 

Prazeres da civilização

Você encontrará história em pequenas cidades com ruas pavimentadas muito antes da partida de Colombo e nos castelos que se agigantam sobre as vilas com casas brancas decoradas com floreiras de madeira com gerânios vermelhos sob as janelas. Dizer que as grandes cidades – entre elas, Berlim, Munique, Hamburgo e Leipzig – são multifacetadas é dizer pouco, mas elas o impressionarão com seu caleidoscópio cultural, que vai de museus de arte e ópera clássica a cabarés ousados e clubes underground. Aonde quer que você vá, edifícios românicos, góticos e barrocos erguem-se lado a lado com criações de mestres modernos, como Daniel Libeskind, David Chipperfield e Frank Gehry.

 

Deleites gastronômicos

Comer bem é tão importante para uma viagem memorável quanto a bela paisagem e a arquitetura grandiosa. E você rapidamente descobrirá que a culinária da Alemanha é bem mais vasta do que salsichas e pretzels, Schnitzel e carne de porco acompanhada de canecas de cerveja espumante. Além desses clichês, uma miríade de pratos regionais e sazonais aguarda o visitante. Compartilhe com os alemães a obsessão por aspargos brancos na primavera, cogumelos chanterelle no verão e carne de caça no outono. Deixe-se levar pela tentação do bolo floresta negra, do kebab de rua, do Spätzle e da alta gastronomia estrelada pelo Michelin. Prove não apenas a famosa cerveja, mas também os vinhos de primeira, principalmente a nobre riesling, enquanto explora as antigas adegas. Conhecer o país por meio de sua comida e bebida fortalecerá as suas memórias (e, possivelmente, também seus pneuzinhos!).

Última atualização: 21 de Novembro de 2013

Dicas e artigos

  1. Rua de Rothenburg ob der Tauber no clima natalino

    Natal nos Christkindlmarkt da Alemanha

    12 de Dezembro de 2014

    Natal é gostoso em qualquer lugar, é verdade, mas quer coisa melhor que esperar o Papai Noel...

    Leia mais

Veja todas as dicas & artigos para Alemanha