ÁfricaDicas e artigos

Saboreie a gastronomia de Tânger, em Marrocos, como um local

Carrie Rohrer

As refrescantes brisas do Mediterrâneo carregam aromas e sons para as ruas de Tânger, onde, frequentemente, é possível ver moradores da região apreciando uma deliciosa refeição e a abundante beleza natural da cidade. Desde as praias banhadas pelo Atlântico, em Achakkar, passando pelas verdejantes colinas do parque Rmilat e chegando ao estreito labirinto da medina, os longos almoços marroquinos podem estender-se até o início da noite.

Cidade africana mais próxima da Europa, Tânger é a porta de entrada desse continente e uma maravilhosa primeira parada para os seus sentidos. Mesmo com a explosão de restaurantes internacionais com culinária global e a influência histórica espanhola e francesa, Tânger se mantém fiel às suas raízes marroquinas.

 

É essencial fazer uma pausa no seu passeio para saborear um chá de menta  © Pierre-Yves Babelon / Shutterstock

Café Hafa

Caminhe do Grand Socco até os limites da medina e, então, suba a colina da Kasbah. Pare em qualquer uma das padarias que encontrar pelo caminho e compre o seu novo doce ou salgado favorito, levando-o até o centenário café Hafa. Uma vez lá, peça um a-tay bnah-nah (chá de menta) – se não gostar de coisas doces, opte por blah sucar (sem açúcar). Outra opção é pedir bissara (sopa de fava e ervilha seca) ou ovos para degustar um clássico café da manhã marroquino. Seus pensamentos irão longe enquanto a brisa do mar assovia pelos penhascos, alcançando o terraço dessa casa de chá repleta de marroquinos e turistas. Com vista para o estreito de Gibraltar, daqui é possível observar o ir e vir das balsas e escutar o estalo ininterrupto dos dados. Se der vontade, junte-se aos simpáticos moradores da região e deixe que eles o ensinem a jogar parchis – passatempo favorito ao norte de Marrocos, jogado na maioria dos cafés locais.

Restaurante Bachir

Escondido atrás da Ave Pasteur, na rua Mussa Bnu Nussei, o amado restaurante Bachir fica lotado o dia inteiro. Caminhe até o fundo do estabelecimento, passando pela área de churrasco, até que o salão se abra com o cheiro de tagines, peixe fresco e frango assado preenchendo o lugar. Depois de escolher um prato clássico, sua refeição é servida junto ao habitual pão fresco. Comece com a salada marroquina ou uma tigela de lentilhas quentes. Deixe um espacinho no seu estômago para saborear o prato principal, que pode ser uma cafta ou um tagine de camarão acompanhado de lulas fritas para mergulhar em harissa, uma pasta de pimentas. Talvez você tenha que solicitar pratos e talheres caso queira seguir o estilo ocidental, já que o costume é comer usando o pão como utensílio. Uma refeição para duas pessoas custa menos de €10. Dica: em uma sexta-feira, almoce cuscuz, mas não vá ao restaurante no fim da tarde, ou esse banquete já terá acabado!

 

O cinema Rif é um dos lugares favoritos dos moradores da região © Carrie Rohrer / Lonely Planet

Cinematheque de Tânger (Cinema Rif)

O cinema Rif é um dos lugares favoritos dos moradores da região, e, lá dentro, você escuta uma mistura de línguas e dialetos de darija (árabe marroquino). O público é jovem, composto de estudantes e millennials, mas, ainda assim, é possível encontrar um eventual mochileiro vindo de algum hostel próximo. Talvez você tenha sorte e faça amizade com um residente antigo da região cheio de histórias da velha Tânger para lhe contar. Sente-se ao ar livre e aprecie as frutas frescas do mercado vizinho Souq Barra. Neste lugar, você entende por que Grand Socco é considerado o centro da cidade. Saboreie uma sobremesa acompanhada de uma cerveja marroquina ou uma taça de vinho enquanto examina a programação mensal do cinema. Muitos dos filmes são internacionais, e a maioria tem legendas em francês ou inglês. Se decidir assistir a algum deles, compre outra bebida ou um pedaço de bolo no bar e siga para o lindo e reformado teatro.

 

Não há cardápio no restaurante Domahana, então escolha entre as opções que os chefs preparam na grelha © Carrie Rohrer / Lonely Planet

Restaurante Domahana

Escape da cidade com um passeio pelas colinas verdejantes, passando pelo palácio do rei até o parque Rmilat, também conhecido como Parc Pedicaris. Nas trilhas sinuosas desse parque arborizado, você encontra famílias locais, amigos e jovens casais em busca de uma pausa da agitação da cidade. Apesar de estar fora da zona turística, é fácil encontrar esse lugar reenergizante. Pegue um táxi na cidade e depois caminhe aproveitando a vista. Quando precisar descansar as pernas, pare nesse restaurante casual, a apenas dez minutos de caminhada do parque, saindo da rua principal, em frente ao ponto de táxi. Aninhado nas árvores que dão vista para o estreito de Gibraltar, o aroma de churrasco desfila entre as mesas do terraço. Não há cardápio, então, assista ao cozinheiro preparando frango ou espetinhos de carne, além de uma bissara fumegante salpicada de cominho e azeite de oliva. Faça a sua escolha, pegue seu lugar e aproveite para beliscar azeitonas enquanto espera o almoço.

 

Os amantes de frutos do mar não devem perder o banquete no restaurante Saveur de Poisson © Carrie Rohrer / Lonely Planet

Populaire Saveur de Poisson

Uma visita a Tânger não será completa se você não conhecer o paraíso dos amantes de peixes, o Populaire Saveur de Poisson. Os tangerinos comem aqui regularmente, e o apresentador de TV americano Anthony Bourdain tornou o lugar popular entre os turistas. Suco de figo gelado flui enquanto os pratos voam entre as mesas, com sopa de peixe, tagine de cação e lula e um pescado do dia que varia com a sorte do pescador. Tente chegar ao restaurante próximo das 19h, já que, normalmente, é preciso esperar uma mesa e o estabelecimento fecha as portas ao término da pesca do dia.

Cremerie Hollanda

Se quiser começar a manhã de maneira diferente e saudável, faça como os tangerinos, indo a um melbana (estabelecimento que oferece café da manhã e lanches). Você se verá cercado de frutas, que podem ser espremidas em suco ou batidas em um smoothie. Compartilhe a refeição com um amigo e experimente uma rghifa (saudável panqueca marroquina) com cream cheese e ovo, ou, então, um khobz (pão redondo) com avocado e peru. A Cremerie Hollanda é um ambiente clean e espaçoso, com uma grande variedade de pães e sucos. Caso esteja a caminho de pegar um avião, trem ou ônibus, compre um smoothie ou, então, peça um qahwa nos-nos (espresso com leite) em um copo para levar, uma raridade em Marrocos, antes de seguir com seu dia.

Este artigo foi publicado em Setembro de 2019 e foi atualizado em Setembro de 2019.

África

Destaques